BEM VINDOS

FERRAMENTAS PARA QUE LÍDERES DESENVOLVA O SEU MÁXIMO POTENCIAL, DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O QUE ESTA LENDO

8 de jan. de 2013

As duas expreções do Ministerio Pastoral

Conhecimento e habilidades são necessárias para o bom desempenho do ministério pastoral, mas o mais necessário e importante é o caráter. 

O triângulo formado por conhecimentos, habilidades e caráter é essencial para o bom desempenho de um ministério eficaz e equilibrada, tanto pastoral, como em qualquer outro papel de liderança. 

O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13: 13 diz: "E agora, a fé permanece, a esperança, o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." 

Parafraseando o texto para o assunto que nos toca, você poderia dizer: "E agora o conhecimento permanece, habilidades e caráter, estes três, mas o maior destes é o caráter." 

Caráter pastoral: um nível de expressão
A Bíblia nos diz que Moisés era muito manso, acima de todos os homens da Terra. Versão 1960 em Números 12:3 KJV usa a palavra "manso", enquanto a versão NVI usa a palavra "humilde". 

Uma oportunidade para ouvir um professor dizer: "Em seus primeiros 40 anos, Moisés tornou-se alguém, ao longo dos próximos 40 anos, Moisés tornou-se um, e nos 40 anos de sua vida, Moisés veio a entender Deus é tudo. " Deus usou um longo período de tempo para formar o personagem que viria a ser o libertador de Israel. 

Curiosamente, quando Jesus diz que algumas de suas qualidades pessoais para ser imitado, a fim de trazer a paz para a alma humana, o Senhor nos surpreende que ser o criador e sustentador do universo, e que tem conhecimento de todas as coisas, no entanto referências qualidades de caráter compreensíveis do humano, e diz: "Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:29). 

É notável que Jesus dá importância à mansidão e humildade como qualidades de caráter. Escritura mencionado, junto com o fruto do Espírito encontrado em Gálatas 5:22, nós falamos sobre a importância de um bom caráter, elevando-a ao nível do caráter de Cristo. É essencial para as pastorais, conjunto de sábios e bons relacionamentos pessoais, que são, obviamente, a expressão de bom caráter. 

Um conciliador, pacífico, pró-ativo, é saudável para o exercício da pastoral em grande parte ainda garante o sucesso da tarefa. Em contraste, a raiva, as reações instintivas, impulsividade, intolerância ea paciência limitada, são inimigos claros para minar as próprias fundações da tarefa pastoral. 

Personalidade Pastoral: dois níveis de expressão
Quando ficamos com raiva, na maioria das vezes fazemos as coisas pequenas, por questões cotidianas relacionadas a questões familiares, cotidianas e inconseqüente, reações chateado infundadas e rachar a nossa comunhão com Deus e com as pessoas. Além disso, eles geralmente acabam prejudicando o nosso ser interior, provocando uma sensação de frustração inexplicável. É possível que algumas dessas atitudes estão enraizadas em resolver problemas emocionais, que se acentuam com o passar do tempo, porque a maioria dos pastores que, mesmo interagindo com muitos colegas, não contam, geralmente com amigos íntimo ou mentores com quem possam interagir em um alto nível de confiança. 

É necessário afirmar claramente, neste ponto, há um nível de raiva ou a gravidade da personagem que agrada a Deus. É o que Jesus disse que quando ele entrou no templo e expulsou os cambistas tabelas. O Evangelho de João nos diz: "E fazendo um chicote de cordas e expulsou todos do templo, e as ovelhas e os bois, e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas" (João 2:15) 

Quando pensamos em Martin Luther, achamos difícil encontrar um líder cristão, vivendo um nível semelhante ao estar sob pressão no ministério. A pressão de Roma, que tinha toda a hegemonia do poder religioso e político, juntamente com a pressão exercida por seus compatriotas na Alemanha e uma série de circunstâncias, eram extremamente difíceis de todos os pontos de vista de viver com esta realidade, e Depois de se atrever a enfrentar tanta oposição, mesmo correndo o risco de perder sua própria vida. No entanto, Lutero enfrentou adversidades com coragem assim colocar em evidência um alto nível de indignação. Talvez, no caso de Jesus e de Lutero, a palavra é a raiva indignação mais apropriado. 

As expressões do personagem marcado pela veemência, a fruta indignação, têm o seu lugar no ministério pastoral, quando eles se manifestam em defesa dos valores do Reino de Deus, em denunciar as injustiças da vida, para levantar de voz para os mais vulneráveis, entre outras causas, mas nem por isso nas coisas cotidianas pequenos que não justificam de todo o humor ruim, irritabilidade e raiva daqueles que ministram as coisas do Senhor. 

No caráter pastoral de nível um, encontrado no exercício diário do ministério, um personagem como uma expressão do fruto do Espírito Santo, que basicamente estão mansidão e humildade. Por outro lado, no caráter pastoral de nível dois, com menos frequência e mais circunstâncias específicas da missão pastoral, requer um veemente indignação expressa em atitudes que devem subir para a ocasião, é um fluxo de caracteres extraordinário que Deus dá a certos líderes de enfrentar o mal em suas diversas formas. 

Nicholas Marulla ( nmarulla@hotmail.com ) é casado com Elizabeth Vega Sonnia, e tem dois filhos: Leandro e Hernan. Ele obteve a sua licenciatura em teologia no Seminário Batista Teológico Internacional de Buenos Aires e completou seu doutorado em ministério na Faculdade Teológica Sul-Americana de Londrina, Brasil.

Um comentário:

  1. Acabei de encontrar este blog e já estou seguindo. Achei muito interessante e útil. Que Deus abençoe esse ministério.

    ResponderExcluir